É comum vermos pessoas utilizando a ironia em suas falas, e para manter uma conversa franca e leve sugerimos que você não a utilize.
Imagine uma situação em que você precisa negociar com algum fornecedor o prazo de entrega de determinado serviço. O dialogo flui, mas de repente a outra pessoa libera um sorrisinho de canto de boca e lhe questiona: “Agora você precisa para o dia 2…?”.
Em sua cabeça passará um filme: “Que cara babaca, metido a besta…!”
Algumas pessoas confundem a ironia com humor, e cá entre nós, são coisas completamente distintas. O humor você utiliza para deixar o clima mais leve, isso quando a situação permitir. Conte uma anedota, ou como nós mineiros dizemos: “um causo”! O objetivo aqui é relaxar, tirar de cena o clima tenso e rude, ou seja, desde que aplicado na hora devida o humor é muito bem-vindo!
Já a ironia passa a impressão de desmerecimento, de que você é superior à outra pessoa, que não está nem ai para o que ela diz. O resultado é imediato, a sua imagem será arrogante e antipática! E na comunicação não é nada legal, não mesmo!
Então policie-se, as vezes acontece meio sem querer, mas não deixe mais que aconteça.
Seja bem-vindo humor e xô ironia! Ter uma oratória assertiva impacta diretamente na imagem que você passa para as pessoas. Conte com a Tagarela School.