Sabia que falar bem em uma entrevista de emprego está entre os principais diferenciais levados em consideração no momento de disputar uma vaga no mercado de trabalho?
Você pode ter um ótimo currículo e ser, dentre os demais candidatos, a melhor opção para o (a) recrutador (a). Porém, não basta possuir as melhores qualidades, conhecimento avançado e domínio das tarefas que a vaga implica.
Por mais bem preparado (a) que você seja, não se portar adequadamente em uma conversa com o entrevistador, executar uma comunicação ruim e até mesmo ter medo ou vergonha de falar em público são detalhes que podem colocar tudo a perder!
Quer alavancar sua carreira, investir em uma comunicação com maior desenvoltura e aprender a falar em público para ser a escolha certa para o cargo que deseja? Então acompanhe a seguir nossas dicas de como falar bem em uma entrevista de emprego.
Prepare-se antes
Antes de uma entrevista de emprego, é importante que você colha informações sobre a empresa da qual você deseja fazer parte. Procure conhecer a filosofia, missão e valores da empresa e adquirir informações sobre o perfil da companhia, ramo de atuação e mercado. Assim, você terá maior segurança em sua fala e até mesmo repertório durante a entrevista.
Com isso, minimiza-se o nervosismo e otimiza-se a comunicação mostrando ao seu interlocutor que você está por dentro da empresa, das necessidades do cargo, etc.
Para tanto, faça pesquisas sobre a empresa na internet, visite o site e, caso tenha conhecidos que já atuem na corporação, procure trocar ideias com eles. Se souber o nome do (a) recrutador (a), busque informações também sobre ele (a).
Mantenha uma postura adequada
Além da linguagem verbal, um ponto fundamental que você jamais deve negligenciar é a linguagem não-verbal.
Fora o tom de voz, que deve ser bem trabalhado durante a entrevista de emprego, bem como em toda a sua comunicação, tanto na vida quanto na carreira profissional. Tenha em mente que a sua postura corporal, a forma como se senta e até mesmo como gesticula são minúcias analisadas pelo (a) entrevistador (a).
O ideal é manter a coluna ereta ao se sentar, evitar gestos bruscos e repetitivos, não cruzar os braços e demonstrar segurança, sempre olhando nos olhos do (a) interlocutor (a).
O modo de se vestir também faz parte da linguagem não-verbal. Sua roupa pode comunicar desde confiança e boa reputação, até desleixo e descomprometimento. Sendo assim, pesquise informações acerca do dress code e vista-se de maneira sóbria e equilibrada.
Tenha equilíbrio na fala
O ideal é não exagerar no tom da voz, bem como não falar muito baixo. Um tom médio é o mais indicado.
Falar muito rápido ou extremamente devagar também são fatores negativos que não devem ocorrer.
Atente-se para pronúncia das palavras, procurando falar todas as letras, sem “comer” nenhuma delas.
Não fazer o uso de gírias é importante, e também não utilize palavras de baixo calão. Para ter um vocabulário rico, nutra o hábito da leitura em sua rotina. Isso contribuirá de maneira efetiva em sua fala, impactando positivamente a sua performance ao falar em público, em uma entrevista de emprego e demais situações.
Sabemos que cada vez mais a capacidade de se comunicar de maneira clara e de ter uma fala eloquente otimiza a vida pessoal e profissional das pessoas.
Desenvolver e aperfeiçoar esta capacidade é fundamental para o seu sucesso. Portanto, mantenha sempre a naturalidade de sua fala, saiba ouvir as outras pessoas para formular bem seus argumentos e invista no aprimoramento constante da sua comunicação.
Você acha que fala bem? Já sentiu que, em algum momento, seu jeito de falar e se comunicar lhe prejudicou? Conte pra nós!